terça-feira, 1 de setembro de 2009
História
Durante a segunda das Invasões holandesas do Brasil, o conde de Bagnuolo idealizou uma fortificação, próxima ao local do antigo Arraial Velho do Bom Jesus, que não chegou a ser construída.
Após a derrota dos neerlandeses, o local passou a ser chamado Outeiro de Bagnuolo, em lembrança ao seu nome.
Em 1900 recebeu a denominação de Outeiro da Bela Vista.
Seu nome atual data de 1904, quando o bispo do Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito, mandou erigir no seu alto um monumento a Nossa Senhora da Conceição, que foi construído em Portugal e ali erguido, em comemoração ao cinqüentenário do dogma da Imaculada Conceição, sendo também erguida uma capela em estilo gótico e aberta uma estrada para acesso ao local.
Em 8 de dezembro de 1904, com a inauguração do monumento, uma grande multidão acorreu ao local, transformando-se em local de romaria e a data passou a ser feriado municipal.
Em 1906 foi construída uma capela próxima ao monumento a Nossa Senhora da Conceição.
Desdobrando-se da Paróquia do Bom Jesus do Arraial e sendo elevada a paróquia, foi construída outra igreja, a igreja matriz, entre a antiga capela e a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O local passou por processo de urbanização. A área, que antes servia de local para a festa profana, recebeu uma quadra poliesportiva e o terminal de ônibus ficou mais próximo da Imagem da Conceição.
Assinar:
Postagens (Atom)